Resenhas

Resenha: A Seleção

08:45

Titulo: A Seleção
Autor: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Nº de Páginas: 368
Nota: 5.0
Sinopse: Para trinta e cinco garotas, a Seleção é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças de dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha. Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes. Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.

Resenha: Estava tentando lembrar o que me levou a ler A Seleção, não sei se foi indicação, se a sinopse me interessou ou o fato de ser considerada distopia. Juro que não lembro. O que eu lembro é que na época ainda amava trilogias, séries etc. Hoje em dia prezo por histórias que começam e terminam no mesmo volume sem qualquer sofrimento posterior (Salvo as trágicas vezes em que começo a ler uma trilogia, ou série, sem saber... quero morrer quando descubro que o livro tem continuação, sério, quase taquicardio quando isso acontece). Mas, voltando para o foco disso aqui, quero dizer que amei a trilogia e até ia fazer uma resenha unificada, por pura preguiça, mas desisti e cá estou eu resenhando um por um. 

Confesso que não esperava gostar tanto do livro e isso me pegou de surpresa, fiquei simplesmente fissurada na história e louca para saber o que aconteceria no volume seguinte. A história toda se passa em Illéa, país criado depois da Quarta Guerra Mundial e dividido em oito castas, onde o nível social e profissional da população equivale ao número da casta em que vive, uma vez que a família real pertence a casta um, quem pertence a casta oito é pobre de marré marré marré e vive no limbo social. Apesar da história se passar no futuro, a tecnologia é praticamente inexistente.

America Singer, a protagonista, é uma cinco e vive em certo nível de pobreza, já que apenas que pertence a um, dois ou três tem condições reais de uma vida digna. Ela vive com a família e é apaixonada por Aspen (já aviso que não gosto dele) que é um seis. Por ele ser de uma casta menor, a possibilidade dos dois ficarem juntos é quase nula e após uma discussão eles terminam o namoro (que existia escondido dos pais).

América então, que havia se inscrito, sem qualquer pretensão, para participar da Seleção, uma das tradições do país, onde o príncipe herdeiro escolhe, em meio a 35 jovens plebeias, sua futura esposa e rainha, é escolhida (neste ponto que essa bagaça começa de verdade minha gente, é a partir daqui que o negócio fica bom). Mesmo contrariada, e sem a menor vontade, ela vai para o palácio e, junto com as outras 34 jovens selecionadas, passa a viver numa competição que é acompanhada pela população toda, tipo um reality show.

Lá, ela conhece o príncipe Maxon que é totalmente o contrario do que ela imaginou, não sei como descrever ele, serio, ele é um príncipe gente, totalmente príncipe, totalmente amor, totalmente awnnnnnnnn (me peguei suspirando em várias, vááárias paginas e não, não me envergonho). O primeiro encontro dos dois é uma delícia de ler, não sabia se ficava com raiva, se dava risada ou se ficava com um sorriso bobo na cara.

A América tem personalidade forte, romântica, sonhadora e não se intimida com quase nada, e isso, de ela ser tão irreverente, gritar e dizer o que pensa, rende cenas bem engraçadas. Por ainda amar o Aspen (afffff), America fazia de um tudo para não se importar com o príncipe (só com a comida), e não permitir que ele se importasse com ela também, mas isso só fez com que o sentimento entre eles se desenvolvesse mais.

Algo em sua voz me abalou. Não havia nenhum traço de sarcasmo. Aquilo que parecia pouco mais que um programa de tv para mim era a única chance que o príncipe tinha de ser feliz. Ele não podia pedir um segundo lote de mulheres. Bom, talvez pudesse, mas seria vergonhoso. Estava tão desesperado, tão esperançoso... Senti minha raiva por ele diminuir. Um pouco.

Apesar de o clima ser de competição, America faz uma amizade realmente verdadeira com outra selecionada, a Marlee, que é muito engraçada. Mesmo não querendo, America acaba se apaixonando por ele e até cede ao sentimento, MAS (é isso mesmo, tem um MAS aqui, e é um mas indignado minha gente, INDIGNADO) de repente quem aparece como novo guarda do palácio? O ex namorado, o infeliz Aspen, que por mim poderia estar morto. Aí pronto, vira um triângulo amoroso, e se tem uma coisa que eu odeio é triângulo amoroso. Borbulhei de raiva a cada página de indecisão da America.

Estava cada vez mais confusa quanto a meus sentimentos por Aspen e Maxon, e não sabia como lidar com aquilo. O jeito mais fácil seria sair. Mas não.” (ARGH!!! VACA!!!)

No meio dessa palhaçada, rebeldes, que querem derrubar o sistema e tem várias aparições rápidas no decorrer da história com pequenos atentados, invadem o palácio (EITA!!!). E aí acontecem várias coisas, muita ação, muita respiração presa e chega porque se não vou contar a história toda (já contei um monte).

O livro todo é narrado por ela em primeira pessoa, o que me fez ser bipolar ao amá-la e odiá-la. A leitura flui num ritmo frenético, não dá para parar e, se você conseguir, fica pensando no que vai acontecer, é apavorante. Todos os personagens são muito bem construídos e marcantes, os diálogos e as cenas são ótimos, tão fáceis de desenhar na mente, ponto para a autora. A única coisa que senti falta é de um aprofundamento na questão política, fora isso, tudo ok.

O final é de arrancar os cabelos e quando acabei o livro desejei que a América morresse seca, de verdade. Mas, como isso não aconteceu, corri para ler A Elite!

Ouvi a porta se fechar, e a paz invadiu o quarto. Desde o começo da Seleção, vinha pensando que minha vida seria arruinada ali. Mas, naquele momento, o castelo parecia exatamente o lugar em que eu deveria estar. (...) A Seleção não era mais uma coisa que me acontecia; eu era parte ativa dela. Era da Elite

Se eu indico?  Indico para que gosta de história mimimi

Você pode gostar também

1 comentários

  1. Meu nome é Benedicta, sou do Texas. Eu tenho um namorado com quem namorei há dois anos ... Ele acabou de acordar uma manhã e me disse que o relacionamento havia terminado. Eu estava em lágrimas por quase 4 semanas ... eu estava tão confuso e com o coração partido. Enviei minha irmã e minha melhor amiga Susan para implorar, mas ele insistiu que o relacionamento acabou e que ele estava cansado de mim. Até um dia muito bom, quando ouvi falar do Dr. Ajayi, li alguns depoimentos em seu site e decidi experimentá-lo. Entrei em contato com ele e ele me disse coisas que precisavam ser feitas para ele lançar um feitiço; no começo eu estava pensando se deveria fazê-lo, e decidi tentar ... fiz o que o Dr. Ajayi, o o feiticeiro me disse para fazer, então não em até 7 dias de intervalo, onde meu namorado que me deixou sem motivo veio à minha casa uma noite e estava implorando para me receber de volta, ele até veio com o irmão e pediu perdão .. Depois de tanta dor que passei, meu namorado ainda voltou ... estou tão feliz ... tudo graças ao Dr. Ajayi, você pode entrar em contato para qualquer tipo de trabalho de feitiço. Acredito que ele o verá através dos seus problemas. .

    E-mail: drajayi1990@gmail.com
    Whatsapp: +2347084887094

    ResponderExcluir

“Sempre acho que um livro é meu favorito até eu ler outro.”As Vantagens de Ser Invisível